O Inventário é o procedimento necessário para realizarmos o levantamento, a regularização e a divisão do patrimônio de quem faleceu entre os seus herdeiros.
Como se sabe, uma das maiores preocupações na hora de fazer o Inventário é a falta de recursos financeiros. Isso porque é preciso pagar documentações, valores de cartórios, imposto e advogado.
Pela análise da documentação, o advogado também pode encontrar alguma pendência que precise ser corrigida, e isso acaba gerando mais gastos.
Porém, existem alternativas para facilitar o procedimento.
Uma delas é: se o Inventário for feito na Justiça, o advogado pode solicitar uma autorização judicial para vender um bem da herança que possibilite o pagamento dos custos.
Outra opção interessante pode ser solicitar o parcelamento do imposto de Inventário. No Rio de Janeiro, por exemplo, o imposto pode ser parcelado em até 4 (quatro) vezes.
Há casos, inclusive, em que há a isenção do imposto – lembrando que é sempre preciso avaliar a situação em particular.
Hoje em dia também já é possível reduzir os custos de um Inventário feito em Cartório.
Essas são apenas algumas possibilidades. O importante é que os herdeiros não deixem de fazer o inventário, que é fundamental para a transferência e regularização dos bens deixados pelo falecido.
Consulte um escritório especialista para te ajudar a encontrar o caminho mais prático e menos custoso para realização do Inventário.
Maia e Bevilaqua Advogados – Advocacia e Consultoria